sábado, agosto 09, 2003

Pois é...o jornalista, empresário e meu "tio" Roberto Marinho foi para o céu...ou para o inferno? Acho, que até agora, Deus deve estar refletindo para decidir sobre a questão. Sim, grande jornalista, sempre teve um orgulho excepcional de dizer: "Sou primeiramente jornalista". E como uma colega, tenho uma admiração por essa virtude. Por outro lado, eu como uma pessoa da comunicação e um ser crítico, não vou "puxar-saco". Roberto Marinho foi um grande manipulador, soube usar bem e como ninguém o poder da comunicação. Desde o início da história da Tv, as famílias: Marinho, Saad, Bloch e Santos estavam na disputa pelo espaço que surgia com a Tv. Por que a Rede Globo se destacou e chegou no padrão de hoje? Porque Roberto foi audacioso e soube usar de sua influência. Nas Diretas Já, a Rede Globo foi a úlitma a noticiar as manifestações, pois não queria se opor ao governo. No caso Collor, também foi a última. E agora no governo Lula, a Globo como sempre "dança conforme a música". Confesso que me entristeci e lágrimas até rolaram quando o Wiliam Boner se emocionou no final do Jornal Nacional. E vendo o Globo Repórter me emocionei novamente, sem dúvida foi uma trajetória de vida interessante e apaixonada. Beijos.

quinta-feira, agosto 07, 2003

Confissao a Maat

Gloria a ti, O grande Deus, a ti senhor de toda verdade!
Vim a tua presença Oh meu Deus e aqui me encontro para que me possa tornar consciente de teus decretos. Conheco-te e estou harmonizado contigo e com as tuas quarenta e duas leis que contigo existem nesta Câmara de Maat...Em verdade coloquei-me em harmonia contigo e trouxe Maat em minha mente e alma.

Eu, por ti, destrui a maldade.
Eu nao tenho feito mal à humanidade.
Eu nao tenho oprimido os membros de minha familia.
Eu nao tenho praticado mal, em vez do direito e da verdade.
Eu nao tenho convivido com homens indignos.
Eu nao tenho buscado consideraçao especial.
Eu nao tenho exigido que trabalho excessivo me seja prestado.
Eu nao tenho indicado meu nome para glorificaçao.
Eu nao tenho espoliado os oprimidos de suas propriedades.
Eu nao tenho feito qualquer pessoa passar fome.
Eu nao tenho feito qualquer pessoa chorar.
Eu nao tenho cooperado para que seja infligida dor ao homem ou ao animal.
Eu nao tenho despojado os templos de suas oblatas.
Eu nao tenho adulterado as medidas padrao.
Eu nao tenho me apropriado de terras.
Eu nao tenho invadido os campos de outros.
Eu nao tenho aumentado os pesos da balança para enganar o vendedor.
Eu nao tenho feito leitura errada do fiel da balança para enganar o comprador.
Eu nao tenho tirado o leite para alimentaçao das crianças.
Eu nao tenho fechado a agua na ocasiao em que ela deveria correr.
Eu nao tenho extinguido a chama quando ela deveria queimar.
Eu nao tenho repelido Deus em suas manifestaçoes.

Afirmaçao

Eu sou puro! Eu sou puro!
Minha pureza é a pureza da Divindade do Templo Sagrado,
Portanto, nao me acontecera mal neste mundo porque eu, mesmo eu, conheço as leis de Deus, que sao o proprio Deus

Cro-Maat!


quarta-feira, agosto 06, 2003

Beleza Americana. Mas que beleza é essa, doentia? O que é ser normal? O que ocultamos para parecermos normais? E por que isso? Fachadas e interpretações de uma vida "perfeita", falsa e entediante. Sociedade doente...valores desfigurados, laços familiares inexistentes, competição social...Gosto da ironia da "beleza", na realidade, ser feia, grotesca e inexistente. A cena do saco plástico dançando, bailando com o vento, aparentemente fútil, entretanto é um momento de busca da sensibildade dos seres humanos, a apreciação do simples e corriqueiro.

domingo, julho 27, 2003

Deusa Maat - Filha de Ra, é a Deusa da justiça, da verdade e do senso da realidade. No mundo dos deuses ela ocupa um lugar muito importante.
Sem Maat, a criaçao divina (a Terra e seus habitantes ) nao poderia existir tudo se afundaria no caos inicial. As caracteristicas desta deusa sao capacidade de observaçao, senso de justiça e sabedoria para criar harmonia à sua volta. As pessoas nascidas sob sua proteçao tem um temperamento simpatico e afavel, além de um grande senso estético. Usando as suas qualidades positivamente tornam-se famosas e muito queridas. Em geral, essas pessoas têm problemas em fazer escolhas e precisam sempre de opiniao dos outros. Para terem sucesso, no entanto é necessario aprenderem a fazer suas proprias escolhas.

segunda-feira, julho 14, 2003

Wear sunscreen.

If I could offer you only one tip for the future, sunscreen would be it. The long-term benefits of sunscreen have been proved by scientists, whereas the rest of my advice has no basis more reliable than my own meandering experience. I will dispense this advice now.

Enjoy the power and beauty of your youth. Oh, never mind. You will not understand the power and beauty of your youth until they've faded. But trust me, in 20 years, you'll look back at photos of yourself and recall in a way you can't grasp now how much possibility lay before you and how fabulous you really looked. You are not as fat as you imagine.

Don't worry about the future. Or worry, but know that worrying is as effective as trying to solve an algebra equation by chewing bubble gum. The real troubles in your life are apt to be things that never crossed your worried mind, the kind that blindside you at 4 p.m. on some idle Tuesday.

Do one thing every day that scares you.

Sing.

Don't be reckless with other people's hearts. Don't put up with people who are reckless with yours.

Floss.

Don't waste your time on jealousy. Sometimes you're ahead, sometimes you're behind. The race is long and, in the end, it's only with yourself.

Remember compliments you receive. Forget the insults. If you succeed in doing this, tell me how.

Keep your old love letters. Throw away your old bank statements.

Stretch.

Don't feel guilty if you don't know what you want to do with your life. The most interesting people I know didn't know at 22 what they wanted to do with their lives. Some of the most interesting 40-year-olds I know still don't.

Get plenty of calcium. Be kind to your knees. You'll miss them when they're gone.

Maybe you'll marry, maybe you won't. Maybe you'll have children, maybe you won't. Maybe you'll divorce at 40, maybe you'll dance the funky chicken on your 75th wedding anniversary. Whatever you do, don't congratulate yourself too much, or berate yourself either. Your choices are half chance. So are everybody else's.

Enjoy your body. Use it every way you can. Don't be afraid of it or of what other people think of it. It's the greatest instrument you'll ever own.

Dance, even if you have nowhere to do it but your living room.

Read the directions, even if you don't follow them.

Do not read beauty magazines. They will only make you feel ugly.

Get to know your parents. You never know when they'll be gone for good. Be nice to your siblings. They're your best link to your past and the people most likely to stick with you in the future.

Understand that friends come and go, but with a precious few you should hold on. Work hard to bridge the gaps in geography and lifestyle, because the older you get, the more you need the people who knew you when you were young.

Live in New York City once, but leave before it makes you hard. Live in Northern California once, but leave before it makes you soft. Travel.

Accept certain inalienable truths: Prices will rise. Politicians will philander. You, too, will get old. And when you do, you'll fantasize that when you were young, prices were reasonable, politicians were noble and children respected their elders.

Respect your elders.

Don't expect anyone else to support you. Maybe you have a trust fund. Maybe you'll have a wealthy spouse. But you never know when either one might run out.

Don't mess too much with your hair or by the time you're 40 it will look 85.

Be careful whose advice you buy, but be patient with those who supply it. Advice is a form of nostalgia. Dispensing it is a way of fishing the past from the disposal, wiping it off, painting over the ugly parts and recycling it for more than it's worth.

But trust me on the sunscreen.

Pois é... o tempo voa! Já fui, morei nos EUA 6 meses e voltei. Tanta coisa me aconteceu...muita coisa ruim e triste, mas a cada dia sou tão mais forte. Agora estou em Brasília, desfrutando de tão merecidas férias e em agosto minhas aulas no Rio começarão. De novo, um monte de matéria e ralação total, mas é bem isso que quero, me afogar nos estudos pra esquecer do resto que tem sido apenas tragédias românticas com finais infelizes. Engraçado que estar em Brasília tem me trazido muitas lembranças e revelações... que cofesso terem mexido demais comigo e meus sentimentos. Tudo poderia ser tão diferente. Conheci pessoas novas...novas possibilidades, que infelizmente já começaram erradas...Estranho como o passado, por mais distante que esteja pode parecer tão ameaçador as vezes. O medo de pensar em como seria se... as coisas tivessem acontecido de outra forma. Bem, não sei. Acredito que cada fato em nossa vida tem um motivo e uma razão para acontecer. O problema é que nos momentos ruins nos cegamos para as grandes lições, ainda mais quando são acontecimentos tão frequentes na vida de um ser humano. Como é difícil aprender a crescer, ser indiferente e alheio aos pequenos problemas do cotidiano. Achei ideal colocar o seguinte texto, que além de me trazer fortes lembranças, me faz ver que cada dia cresço um pouco e releio o texto refletindo de uma forma diferente sobre determinada colocação. Vale a pena ler e pensar. Beijos