sábado, abril 21, 2001

Aproveitando o que eu escrevi pro Blog "coletivo"...
Bem, não sei por onde começar ou o quê escrever. Hoje estou num astral meio louco, afinal as leituras que estou fazendo tem me afetado. Imaginem so misturar física quântica, com psicanálise, esquizofrenia, loucura... Antes de começar a "viajar" eu quero agradeçer o Jehsse por ter me convidado. E já esclarecer que eu começo a escrever, escrever, aparentemente está tudo confuso, mas acho que dá para entender mesmo que parcialmente. E não se acanhem em me achar louca, normal!! Mas vamos ao que interessa...
Muitos acontecimentos recentes têm provocado uma série de reflexões dentro da minha mente, desde o funk, passando pelo exagero da mídia na separação da Marta, a mentira no Senado Federal e por fim dentro do meu micro universo, a falta de respeito na faculdade. As coisas parecem ter endoidado de vez...e o pior é o conformismo do povo brasileiro. As vezes eu acho que as pessoas estão se simpatizando com a corrupção, com o lixo cultural e por ai vai. Cadê os estudantes (e eu também) organizando manifestações nacionais para que algo de concreto aconteça para tornar a política brasileira DECENTE! Os jovens só sabem dizer "eu odeio política", "economia é muito chato" e ainda "ah deixa a massa se divertir com o funk". Temos discursos prontos e cristalizados, muitas vezes me questiono se o que penso é puro idealismo, lógico que em partes sim, afinal imagino um Brasil muito melhor. Mas também vejo que poderiamos querer mudar algo, pelo visto não queremos. Enquanto a mentira e a falta de respeito com o povo brasileiro correm soltos nas varias parcelas sociais, os jornais ficam colocando como matéria de capa O Ex-casal Suplicy. Gente onde esta a seriedade? Fofoca é para a coluna social. Ah, mas tem toda uma questão política, afinal são duas figuras públicas políticas e daqui a pouco chegam as eleições.
Nosso país está de cabeça para baixo, nossa educação está doida, os jovens, a saúde, a miséria, a política, o governo... E, está difícil ver alguma luz no final do túnel (que provavelmente foi mais uma obra superfaturada). Até breve. Havana Marinho

terça-feira, abril 17, 2001

"A lembrança só dói quando fresca. Depois de curtida é consolo". Raquel de Queiroz. Como é difícil voltar a realidade, não, não é realidade a palavra exata, talvez cotidiano seria mais apropriado. Infelizmente nesse momento não estou tão diposta a escrever, pois o peso dos excessos (ou explicitamente da "falta" de dormir) cometidos na viagem estão me derrubando. Mais tarde, quem sabe uma vontade súbita de compartilhar meus pensamentos brote, até lá... Até breve.

terça-feira, abril 10, 2001

"Aprendemos a voar como passaros, e a nadar como peixes, mas nao aprendemos a conviver como irmãos." Martin Luher King. Numa cidade tão bela, entristece ver a violência que a contamina e até quase a destrói. Estar caminhando na beira do mar, sentido a imensidão da vida diante dos pés, refletir no quanto tudo é efêmero. O que de fato vale a pena? "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernando Pessoa. A vida passa depressa enquanto perdemos a oportunidade de crescer, de ser e simplesmete existir! Por que precisamos sair do nosso "habitat" para que possamos refletir? E se saindo do cotidiano que damos conta da nadice que acaba sendo nossa vida. Tudo mecanizado, horários, rotina...A vida cíclica e planejada acaba sendo a forma mais fácil de existir, pois viver consiste em muito mais do que a maioria de nós faz, um desafio. Olhar a lua surgindo, ou o sol abrindo o dia são aparentemente coisas tão banais, mas que acabam nos alimentando de uma forma sutil e paradoxalmente poderosa. Estamos perdendo a paixão (mesmo que seja doença), pois não encontramos motivação suficiente para seguir um plano, talvez por medo de arriscar, ou quem sabe por puro comodismo...Tenho feito muito NADA, e com isso reflexões surgem, pode parecer confuso a primeira lida, mas outro dia eu tento explicá-las melhor. Estou escrevendo de um computador no chão, minha coluna está torta e para completar o calor esta matando. Portanto, até breve.

domingo, abril 08, 2001

Não existe nada melhor que estar perto do mar. Ontem tive o privilégio de caminhar em Ipanema e Copacabana, ver o sol se pôr e a lua surgir para tornar a paisagem ainda mais bela. Infelizmente não tenho tempo pra descrever um pouco melhor, mas estou anotando tudo, e assim que der, prometo compartilhar as belezas da Cidade Maravilhosa. Ate breve!

sábado, abril 07, 2001

"A alegria esta na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Nao na vitoria propriamente dita." Mahatma Gandhi . Finalmente, essa terrível semana chegou ao fim! Depois de muita luta e sofrimeto, conseguimos obter sucesso naquilo que buscávamos, porém não foi de uma forma positiva que tudo acabou. A realidade é que nunca se sai ileso de uma "batalha", mas muito do que aconteceu poderia ter sido evitado. Hoje foi um dia de refletir, apurar os fatos. As coisas ficaram tensas e as pessoas, sem nem ao menos ter conhecimento do que havia acontecido, resolveram tomar a atitude de nos agredir. A intolerância e o desrespeito reinaram, e por serem sentimentos fortes, a razão foi imediatamente suplantada pela emoção. A gravidade de tudo só será contabilizada daqui pra frente, mas pelo menos fomos dignos de honrar nossas decisões, e não nos deixamos levar pelo medo de sermos marcados. Agora é encarar o fato de que existem muitas coisas erradas, tentar concertá-las, para que possamos ter o direito de reivindicar. Vou finalizar deixando algumas perguntas no ar... Quem sabe se nós gastarmos um tempinho refletindo não chegamos a um entendimento mínimo do que tem acontecido. Por que se vai a faculdade? Qual o objetivo de se sentar e passar quase 3 horas ali? O que faremos depois de termos o "tal" canudo nas mãos? O que devemos ler? Que profissionais queremos ser? E por aí vai... Até breve.

sexta-feira, abril 06, 2001

Hoje foi mais um daqueles dias que você se pergunta, o que fiz para merecer isso? Na verdade essa semana toda, que graças ao ser divino, está terminando, aconteceram coisas que me balançaram, e me fizeram questionar e refletir, não que isso seja ruim, mas podia ser por outros motivos... Foi uma prova de fogo, com momentos fortes e revoltantes. Apesar de tudo, tudo mesmo, aprendi bastante. Afinal temos que tirar algo de bom até mesmo das coisas horráveis. Agora uma lição que tive foi quanto a imagem que criamos das pessoas, o quanto é difícil criar uma imagem positiva e como é fácil destruir tudo isso com uma atitude negativa! Bem, não estou com muita vontade de escrever agora...mas vou aos poucos colocando minhas reflexões aqui. Até breve.

quinta-feira, abril 05, 2001

"Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não se sabe" Georg Simme. A cada madrugada um novo mundo me é apresentando ou acaba sendo encontrado por mim, algo diferente nesse mar infinito da internet. Esse é minha primeira experiência aqui, tomei conhecimento através de um amigo, virtual é claro, afinal os relacionamentos humanos, a cada dia se transformam, mais e mais em algo virtual.