Do que o ser humano é capaz? Bem depois de ver um filme como Amores Brutos muita coisa surge na mente. Sempre tento refletir sobre o filme que vejo, seja um besteirol ou filmes mais "sérios". Acho que o cinema é isso, traduzir num jogo de sons e imagens, a realidade que se vive (ou como é interpretada). Bicho de sete cabeças também foi um filme bem forte, no final quando apareceu que havia sido baseado em fatos reais, foi como se depois de tudo que vimos, ainda levassemos, da realidade, um forte tapa na cara. Ontem me senti novamente assim, como somos nada perto dos imprevistos...nos fazemos tantos planos...por quê? E para que? Viver é um desafio tão grande que acho que temos medo de encarar a vida dessa forma. Maquiamos o destino com planos mirabolantes, sonhos, projetos, aspirações...não que isso seja ruim, mas será que também não é uma forma de estarmos fugindo? Se pensamos em coisas negativas somos logo taxados de pessimistas...mas geralmente só planejamos coisas boas, e isso não seria o extremo do otimismo? E isso não seria ruim também? O que nos move? O que nos faz acordar pela manha ir trabalhar ou estudar? O que nos faz simplestemente comer, vestir, ler, escrever...viver? Acho que são essas pequenas (ou grandes) ambições que nos movem...mas ainda acho que elas também nos prejudicam. Ponto seguinte (ou refletindo a primeira pergunta): Somos capazes de crimes horríveis, só cada indivíduo sabe daquilo que passa em sua mente no momento de ódio, da raiva. Já pensou se pudéssemos ver o que esta na mente das pessoas através de um aparelho? Somos tão hipócritas que nem temos coragem de investir na invenção de tal aparelho, afinal sabemos de certa forma, do que somos capazes de fazer para nos defender ou defender aquilo que temos como aspirações. Matar a mãe, o pai, um irmão na minha concepção é o extremo da ambição humana, a prova que ainda somos animais...
O amor, a paixão (seja doença ou não), o desejo são impulsos básicos e fortes do ser humano, mas até que ponto fazemos com que nossa racionalidade os controle? Somos ambiguidades ambulantes, seres divididos, todas as contradições habitam em nós simultaneamente, da mesma forma que o bem, o mal existe. Portanto, talvez se refletissemos mais sobre a vida, mas de uma forma mais crítica e pessimista seriamos capazes de nos entender melhor, como seres que em sua grandiosidade podem falhar e que possuem o mal dentro de si. "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro" Clarice Lispector " A tragédia deste mundo é que ninguém é feliz, não importa se preso a uma época de sofrimento ou de felicidade. A tragédia deste mundo é que todos estão sozinhos. Pois uma vida no passado não pode ser partilhada com o presente." Alan Lightman
Até breve!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário