sexta-feira, dezembro 07, 2001

Nossa, mais de um mês que não apareço por aqui. Além de ter estado muito ocupada, fiquei um bom tempo sem computador. Não vai dar para atualizar tudo agora, mas vou tentar... Continuando de onde parei, vou contar um pouco das minhas viagens...
ENU - Campinas: saí de Brasília na quarta lá pelas duas da madrugada, depois de ter esperado horas na UnB. A viagem foi tranquila e tudo correu bem. Chegamos em Campinas por volta de quatro da tarde da quinta-feira. Ficamos alojados, todas as mais de duas mil pessoas, no ginásio e por incrível que pareça deu tudo certo...Na quinta depois de tomar banho, jantar e se organizar tivemos nossa reunião... e depois "cama". Na sexta, as seis da manhã (leia-se madrugada) fomos acordados abruptamente por um som... Já sabiamos que o esquema era MST, mas não foi fácil acordar cedinho naquele frio. Detalhe, depois de acordar tinha a reunião de brigada para só depois rolar café da manhã e painéis. Resumindo, sexta foi trabalho, pois eu fiquei na coordenadoria de secretaria, dai tinha que registrar tudo, painéis, reuniões e fazer relatórios. A noite rolou um showzinho de violão, viola e música andina, depois ainda fui numa "festinha" do povo do encontro de ciência politica. Em todos esses momentos eu estive na ótima companhia do Antonio. Sábado foi mais ou menos parecido, a ralação de sempre e mais uma vez bem acompanhada. A noite rolou uma pseudo-plenaria que me fez sentir mal, como se eu estivesse em um CONUNE, vendo estudantes se xingando por causa de partido político, falta de respeito e coerência entre discurso e atitude. Infelizmente, nessa noite eu estava sozinha, minha agradável companhia foi visitar parentes. Domingo foi um super dia, tanto no aspecto emocional, mas principalmente intelectual. O painel foi ótimo, a mística do pessoal do centro-oeste foi show. Vivi grandes emoções, vendo tanta gente, com tanta energia. No domingo passamos o dia todo junto, até na hora de ir embora... Afinal de Campinas mesmo, junto com a delegaçao do Rio me mandei pra lá e o pessoal voltou para Brasília.
No geral o ENU foi um dos melhores encontros que participei em termos de organizaçao, de participaçao, de painéis e outros... Foi importante parar para pensar até que ponto somos parte de um país como todo, se é que aqui existe uma nação...Ou se somos a elite fruto de uma distribuição de renda péssima, e vivemos no mundo encantado bem distante da realidade. Em alguns momentos me sentia bem por tudo aquilo, pessoas que pelo menos queriam pensar numa forma de melhorar, mas em outros momentos, me sentia mal.. por ser tão acomodada... É fácil pensar de barriga cheia tendo tudo do bom e do melhor...Quanto, até hoje, eu fui beneficiária de um sistema tão cruel (embora meu pai tenha trabalhado a vida toda para me dar o conforto que hoje desfruto)? Perguntas sem respostas, mas que valem pela reflexão...Espero em breve organizar as anotações que fiz do encontro e assim compartilhar com vocês um pouco do que foi pensado por lá.
Bem, agora no Rio de Janeiro: Cheguei no Rio, segunda-feira, as 6 da manhã (ainda em rítmo de ENU). Dai fui direto para a casa da Tia Maria onde dormi até a tarde. Na segunda mesmo fui na PUC e na FACHA, ver a minha transferência. Acabou sendo para a FACHA. A noite fui ver jogo de basquete Flamengo X Vasco, onde o Marcelo, meu amigo, jogou e infelizmente o Flamengo perdeu. Na terça, fui a praia pela manha e a tarde fiquei ajudando o Marcus com a monografia de final de curso dele e fomos na casa do meu primo Fabio que foi lá na FACHA conosco para eu apresentar os documentos. A noite fomos ao cinema, vimos o Alfaiate do Panamá. Quarta, ajudei o Marcus muito tempo, e fomos ver A Cartada Final. Quinta, também ficamos na monografia. Dai na sexta ele teve que apresentar, felizmente deu tempo e tudo certo. Sábado pegamos uma praia, Marcus e Fabio viraram camarões. Dai a tarde fomos comer na churrascaria Porcão (só fomos pois estava numa hiper promoção), enfrentamos uma longa espera... mas conseguimos entrar e comer MUITO! Depois saimos quase arrastando, fomos a um sebo, me diverti bastante e voltamos para casa. A noite, o Marcus inventou de irmos a Niteroi, visitar nosso amigo Felipe. Foi divertido, conheci uns amigos deles, rimos bastante e tomei meu Smirnoff Ice. Dormimos por lá, no domingo, voltamos para o Rio as duas da tarde. Fui a feira com a Tia Maria e só. Segunda acordei tarde, almoçei e fui para o aeroporto, quase perdi meu avião, mas deu tudo certo. Agora dia 8/01/02 eu tenho uma prova no Rio e dai então se tudo der certo (e tenho certeza que vai) estou apta a me matricular e me mudo para o Rio. Bem, já contei muita coisa de uma vez só...Até breve.

Sem comentários: